5ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia tem abertura com Casa cheia e celebração à cultura e à literatura

 Com o tema “As Quatro Estações”, a 5ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA) começou nesta quinta-feira (09/10) com grande sucesso de público. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos ficou lotada durante a abertura, que reuniu escritores, artistas, professores, estudantes e amantes da literatura em uma noite de celebração à arte, à poesia e à cultura aldeense.



Realizada pelo Coletivo Cultural FLISPA, idealizado pelo escritor Renato Fulgoni, a Feira foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 05/2025, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Lei nº 14.399/2022), lançado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento, que já se tornou um dos maiores encontros literários da Região dos Lagos, conta com mais de 50 autores participantes e segue até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita.



A cerimônia de abertura contou com apresentações de dança do Centro Cultural Passos-Ballet, recital de poesias com Flavio Machado e Tanussi Cardoso, além da entrega do Prêmio FLISPA de Literatura, que homenageou escritores e artistas que se destacaram ao longo de 2025. Na sequência, aconteceu o lançamento da Antologia “A Aldeia de Pedro – Quatro Estações de Poesias e Contos”, que reúne autores de várias partes do Brasil, e o aguardado lançamento do livro “O Sequestro de Ipurâm”, nova obra do escritor e idealizador do evento, Renato Fulgoni.



Encerrando a noite, o público participou do tradicional Sarau da FLISPA, momento de interação artística, música e poesia, que marcou com emoção o início de mais uma edição do evento.

Na sexta-feira (10), a programação seguiu com força total, com destaque para o Sarau da AACLIG, que encantou o público presente com performances poéticas e musicais. O dia também foi marcado pelos lançamentos literários dos escritores Ilton Santos, Hairon H. de Freitas e Cris Dakinis, que receberam o carinho dos leitores e trocaram experiências com outros autores da região.




Para o organizador Renato Fulgoni, o sucesso da abertura reforça a importância da literatura como instrumento de transformação e união:

“Ver a Casa de Cultura cheia é a maior recompensa. A FLISPA é um espaço de encontro, de descoberta e de valorização dos nossos escritores e artistas. É a literatura mostrando que tem o poder de unir as pessoas e transformar realidades”, destacou.


 

📚 Programação segue na segunda-feira (13/10)
A Feira Literária continua na próxima segunda-feira com o lançamento do livro “Simplesmente Eloise”, da escritora Eloise Gomes, às 15h. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos segue aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h, oferecendo uma programação diversificada com palestras, saraus, oficinas, lançamentos e atividades culturais até o final do mês.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro de São Pedro da Aldeia.


Além disso, o escritor Renato Fulgoni também foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 01/2025, igualmente com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, garantindo a realização de atividades culturais durante a programação da FLISPA e a distribuição gratuita de exemplares da Antologia.


Dia 15 de outubro

Abertura – 9h

Sessão de autógrafos do Livro “O Sequestro de Ipurâm” escritor Renato Fulgoni. –15h

Lançamento do livro "ÈDÈYORÙBÁ FÚN OMODÉ" da escritora Gláucia Gomes de Azevedo - 15h

Palestra: Raízes que Guiam o Futuro - Saberes indígenas entre memória, resistência e continuidade - Palestrante: indígena Joyce Mura (etnia Mura) – 16h

 

 

Dia 16 de outubro

Abertura – 9h

Roda de conversa sobre um tema da Tradição Africana com a escritora Zuleika Menezes – 15h

 

Dia 17 de outubro

Abertura – 9h

Lançamento do livro Trincas no Espelho – Crônicas do Cotidiano do escritor Luis Marcel Loureiro – 15h

 

Dia 22 de outubro

Abertura – 9h

Apresentação de Fantoche com a Turma da Aninha – 15h

 

Dia 24 de outubro

Abertura – 9h

Sarau do CAPS São Pedro da Aldeia – 15h

 

Dia 25 de outubro

Abertura – 9h

Oficina de Artesanato com Escama de Peixes – Rita Bittencourt - 15h


 Dia 27 de outubro

Abertura – 9h

Lançamento do livro "No Compasso do Amor" da escritora Camila Castro - 15h

Lançamento do livro "A Batida do Coração" da escritora Maura Pontes - 15h


Dia 28 de outubro

Abertura – 9h

Apresentação Literária do Instituto Crescer – 10h às 17h

 

Dia 30 de outubro

Abertura – 9h

Sessão de autógrafos da escritora Andréa Morais da Editora Morais Comunicação e Emoções – 14h

Exibição do Documentário Participativo Iguaba Tem Arte E Artistas - 16h